Páginas

CLR 124 - Anjo apaixonado - Bronwyn Williams

domingo, 14 de outubro de 2012



Cabel Rawson nunca precisou pagar para receber a atenção de uma mulher. Por isso, ao ver a jovem frágil e bela se oferecendo no cais, odiou-se pelo súbito desejo que o consumiu. A moça era Maggie McNair fugindo de um passado que quase a destruíra. Assim, quando um bondoso viúvo pediu-a em casamento, Maggie aceitou cheia de gratidão. Como poderia adivinhar que o irascível capitão de profundos olhos castanhos, que a aterrorizara e a atraíra na noite que antecedera a grande mudança de sua vida, era Cabel Rawson filho de seu marido? Antes do casamento uma ligação entre ela e Cabel já teria sido difícil. Agora tornava-se impossível!




Pronto, falei!

Esse é o segundo livro da série Cabo Hatteras e é tão lindo quanto o primeiro. Na capa consta a informação de que o livro foi premiado como o melhor romance histórico do ano e deve ter sido mesmo, porque faz o coração da gente disparar e prende a atenção do leitor do início ao fim.

A mocinha é muito linda! Maggie passou por muita coisa ruim em sua vida, mas nunca desiste, nem perde o jeito doce de ser. Já o mocinho, Cabel, é um bonitão rude que trata Maggie muito mal desde o primeiro momento em que a vê. Tem horas que dá vontade de dar um tapa bem dado na cara dele! Mas na verdade o coitado não sabe o que fazer com a atração que sente por ela e isso o deixa completamente desestruturado.

Cabel é neto de Kinnahauk e Bridget, casal protagonista de Feitiço Branco, primeiro livro da série e vez por outra alguns detalhes do primeiro livro são mencionados. Isso é uma das coisas que gosto nas séries, pois podemos ter vislumbres sobre o que aconteceu com nossos personagens favoritos.

Enfim, Anjo apaixonado é uma leitura mais do que recomendada!

Vai uma espiadinha aí?

- Ora, com todos os demônios, acabei de abrir meu coração para você! Não pode ao menos me dizer sim ou não? Sei que não sou fácil, tenho um gênio dos diabos como está farta de saber, e costumo ficar fora a maior parte do tempo. Mas, por Deus, Maggie, eu posso mudar. Não sou rico, está certo, mas tenho o suficiente para lhe dar uma vida decente. Meu caminho é duro, só Deus sabe quanto, talvez por isso tenha essa maldita boca. Pertenço ao mar, Maggie. Marinheiros tem de se mostrar mais duros do que são na realidade se quiserem sobreviver. Mas eu lhe juro – engoliu em seco, ofegante – nenhum outro homem nesse mundo vai cuidar de você com tanto carinho e ternura.

Maggie vinha prendendo a respiração desde as primeiras palavras, fitando-o incrédula. Seus lábios se entreabiram numa tentativa de ganhar alento. As palavras ainda flutuavam em torno dela, tal qual os reflexos do sol sobre o mar dourado.

- Maggie? – ele chamou, impaciente. – Por Deus, ouviu tudo o que eu disse? Só estou tentando dizer que lhe quero muito bem. Pretendo protege-la para o resto da vida se... se você me quiser.

Ela absorveu as palavras, emudecida. Tinha medo de se mover, de falar, até de respirar, porque Cabel poderia desaparecer e ela, uma vez mais, se veria às voltas com braços vazios e sonhos impossíveis.

Ele suspirou e se pôs em pé, os olhos mergulhados nos dela. Tinham perdido o brilho, contudo. Sem uma palavra, tomou o caminho de casa.

O mocinho dos meus sonhos!

... moreno, alto, de cabelos mais negros que a noite, presos com uma tira de couro cru. Tinha olhos cor de mel e um corpo bronzeado e quente.



Ator: Colin Farrell
Filme: O novo mundo (The new world)

Tim tim por tim tim! (Spoiler)

Maggie é uma garota de 18 anos que apesar de jovem tem uma história de vida sofrida. Sua mãe tornou-se viúva precocemente e para garantir um lar para os filhos, Maggie e seu irmão Gideon, ela acabou por se casar com um rico e respeitado fazendeiro da localidade onde moravam. Porém, o padrasto de Maggie mostrou-se um homem cruel e mesquinho que a espancava constantemente e a obrigava a uma rotina de trabalhos domésticos extremamente exaustiva.

Cansado dos maus tratos, Gideon acabou por fugir um dia, indo a procura de um tio distante da família que poderia ajuda-los a ter uma vida melhor. Logo em seguida a mãe de Maggie falece e ela se vê sozinha na fazenda, a mercê dos caprichos de seu padrasto e o pior de tudo, a luxúria de seu irmão de criação.

Um dia, após uma tentativa de estupro, Maggie foge da fazenda sem olhar para trás. Sem saber o que fazer e com medo de ser encontrada e obrigada a voltar para a fazenda, Maggie decide ir procurar seu irmão e parte para a cidade, onde espera conseguir uma passagem de navio em troca de seus serviços como cozinheira a bordo.

É nessas circunstâncias que Cabel Rawson, um comerciante marítimo, avista Maggie pela primeira vez. Ela está abordando os marinheiros que passam pelo cais e ele imediatamente a confunde com uma prostituta. Ela está com a aparência completamente descuidada, o vestido sujo, amarrotado e o cabelo desalinhado, mas isso não o impede de sentir uma pontada de desejo por ela.

Após receber inúmeras negativas para sua proposta e apavorada com a ideia de ser encontrada pelo padrasto, Maggie decide entrar escondida no navio de Cabel e partir para onde quer que o navio estivesse indo. Ela se esconde no convés da embarcação e acaba adormecendo. Ao acordar, Maggie se desespera, pois além da náusea, da fome e das dores no corpo, ela acredita que o navio está afundando e com medo de morrer afogada acaba por sair de seu esconderijo, indo para o convés.

Cabel fica furioso ao ver Maggie a bordo, pois todos os marinheiros sabem que uma de suas regras é a proibição de companhias femininas no navio para evitar distrações e intrigas. Assim, ainda acreditando que ela não passa de uma rameira e ele acaba por deixá-la na localidade de Hatteras.

Apesar de não conhecer ninguém e não ter nenhum centavo, Maggie acaba conseguindo emprego na casa de Jedd, um viúvo que está desesperado em busca de alguém que possa assumir os afazeres domésticos de sua casa e ser babá de seus filhos menores enquanto ele se dedica aos negócios marítimos que mantem.

Apesar do árduo trabalho de cozinhar, costurar, cuidar da casa e de um bebê, com o passar dos dias Maggie começa a sentir feliz, pois é a primeira vez em anos que se sente livre, podendo fazer o que bem entender e não ser espancada diariamente.

Com a rotina doméstica estabelecida, Jedd pretende retomar suas atividades marítimas junto com seus filhos mais velhos, mas com receio de que durante sua ausência a localidade seja atacada por piratas e Maggie fique desprotegida, ele a pede em casamento, de modo que a população a reconheça como membro da comunidade e a auxilie em caso de necessidade.

De princípio Maggie rejeita a proposta, mas Jedd esclarece se tratar de um casamento de conveniência, com benefícios para ambos. Maggie passaria a ser dona da casa, administrando-a como bem desejasse e ele poderia se dedicar aos negócios livremente. Além disso, Jedd deixa claro que o acordo não envolveria relações íntimas, porém Maggie deveria dormir em sua cama para manter as aparências.

Mesmo receosa Maggie acaba por concordar e acaba se casando com Jedd. Ela imagina que irá começar uma vida nova, porém seu pior pesadelo se realiza quando descobre que um dos filhos mais velhos de Jedd que acaba de chegar com seu navio é ninguém menos do que Cabel, o arrogante capitão do navio que ela entrou como clandestina.

Cabel fica furioso ao vê-la em sua casa e mais enfurecido ainda quando descobre que agora ela é sua madrasta. Seu desprezo por Maggie aumenta ainda mais, pois além de acreditar que ela seja uma prostituta, ele pensa que ela se aproveitou da bondade de seu pai e que em breve fugirá roubando pertences da família.

Apesar de todos esses motivos, Cabel não deixa de desejá-la, o que faz com que ele a trate cada vez mais maldosamente. Paralelo a tudo isso, há ainda a busca de Maggie por seu irmão, que segundo rumores que ela obtém do povoado, pode ter se tornado aquilo que ela mais temia; um pirata.

É nesse contexto que o relacionamento de Maggie e Cabel se desenvolve, a hostilidade entre eles é grande, porém a atração que começam a sentir um pelo outro é incontrolável...

Fique por dentro!

Bath Towne: cidade onde o navio de Cabel está aportado e ele encontra com Maggie pela primeira vez. Foi a primeira cidade da Carolina do Norte e seu porto era a porta de entrada para essa região, o que a tornou um importante ponto comercial marítimo.

Ocracoke: ilha onde Maggie encontra seu irmão desaparecido. É uma ilha da Carolina do Norte conhecida por ter sido um ancoradouro favorito entre piratas e o local onde morreu o famoso pirata Barbanegra.

Barbanegra: foi um famoso pirata inglês que aterrorizou a costa leste das colônia americanas. Seu verdadeiro nome era Edward Teach. Foi morto em 1718 pelo capitão Robert Maynard.

Guerra Tuscarora: Maggie perdeu seu pai nessa guerra, que ocorreu entre 1711 e 1715 entre a tribo indígena Tuscarora e os colonos americanos.

Dandelion: é o nome do livro em inglês, que traduzido significa dente de leão, uma flor que era plantada na fazendo do padrasto de Maggie e da qual se aproveitava tudo para o preparo de alimentos e bebidas. Há um trecho do livro em que Maggie se compara a essa flor, pois ela também se sentia tolerada apenas por ser útil, sendo levada pelo vento e fincando raízes onde caia.


Raio X

Título: Anjo apaixonado
Título original: Dandelion
Autora: Bronwyn Williams
Publicação: Harlequin Books, 1989
Publicação no Brasil: Nova Cultural, 1993
Coleção: Clássicos da Literatura Romântica nº 124
Série: Cabo Hatteras 2
Personagens: Cabel Rawson e Maggie McNair
Período / Local: 1718, Cabo Hatteras
Assunto: mocinha em fuga, casamento de conveniência, mocinho navegador, pirataria, virgens
Capa original:


Série A Rosa

1 - Feitiço Branco - Bronwyn Williams - CLR 26
2 - Anjo Apaixonado - Bronwyn Williams - CLR 124
3 - Mar de Desejo - Bronwyn Williams - CLR 130