Páginas

O Som do coração - Moondance

quarta-feira, 25 de julho de 2012


A música é um elemento que sempre esteve presente em nossas vidas. Desde os tempos mais remotos o homem vem sendo embalado por sons e ritmos. 

Há música em toda parte, nós só temos que escutá-la. Ela está no som do vento batendo nas folhas de uma árvore, no burburinho da água correndo em um rio, nos passarinhos cantando ao raiar de um novo dia, nas ondas que quebram à beira mar...

Se a gente reparar bem, nossa vida tem trilha sonora. A música está sempre lá, dando um tom a mais aos nossos dias.

Existem canções que descrevem com tanta perfeição o que sentimos e se encaixam tão bem em situações que vivemos que até parecem que foram escritas especialmente pra gente... as músicas românticas então, nem se fala!! A música e o amor andam de mão dadas. Fato! Quem nunca chorou escondido ao escutar uma música e lembrar de um amor não correspondido que atire a primeira pedra!

Então, está estreando hoje aqui no blog o quadro O Som do Coração no qual estarei compartilhando canções que fazem nosso coração bater mais forte e que servem de fundo musical para embalar muitos casos de amor. Esse título foi inspirado em um filme super fofo que tem esse mesmo nome. 

Gente para tudo! Esse filme tem tudo lindo: a história, os atores e o que nos interessa: a trilha sonora. Pra quem gosta de música é um prato cheio e pra mulherada de plantão ainda tem de brinde o super gato do Jonathan Rhys Meyers cantando de verdade... para tudo mais uma vez! Gente o que é isso?? O cara já é lindo naturalmente, mas fica melhor ainda com um violão na mão e a voz super rouca cantando... é uma combinação explosiva!


Mas voltando ao que interessa, a trilha sonora desse filme é muito boa com destaque para as músicas interpretadas pelo Jonathan, especialmente Moondance.

Essa música é realmente linda e deixou muita gente apaixonada e ao mesmo tempo com muita raiva... ela foi escrita pelo cantor irlandês Van Morrison em 1970 e tem uma letra super romântica. A versão do filme tem um ritmo diferente, embalado por um violão e uma gaita, o que deixou a música super sensual... e para completar o pacote, ela é interpretada pelo Jonathan que deu um toque todo especial à música com seu timbre rouco de voz. O problema é que a versão do filme não foi gravada inteira, apenas um pequeno trecho e isso deixou muita gente com gostinho de quero mais... existem mulheres que juram serem capazes de pagar uma fortuna para o Jonathan gravar a música inteira.

Bem, é uma noite maravilhosa para uma dança ao luar
Com as estrelas lá em cima no seu olhar
Uma noite fabulosa para o romance sob a proteção do céu de outubro


No filme ela é o tema musical do primeiro beijo dos personagens principais Louis e Lyla. Pra quem ainda não assistiu, segue o trechinho do filme em que essa música toca. 


As outras músicas cantadas por ele no filme também são lindas. Vale a pena conferir This time e Something inside, ambas indicadas ao Oscar de melhor canção original em 2008.

E aí vai um presentinho que encontrei na internet: um vídeo só com trechos dos bastidores dos momentos em que o Jonathan está cantando... aproveitem!





CLR 26 - Feitiço Branco - Bronwyn Williams

quinta-feira, 19 de julho de 2012


Kinnahauk fitava incrédulo a criatura pálida e frágil deitada na areia. Então era aquela a virgem que o grande Espírito lhe prometera trazer do outro lado das águas? A marca feita a fogo na testa da moça branca confirmava a profecia.

Temerosa, Bridget examinou o magnífico selvagem seminu que tinha diante de si. Com certeza ela estava longe das colônias inglesas e do fazendeiro com quem prometera se casar. Seria possível que tivesse escapado de morrer queimada como feiticeira na Inglaterra apenas para cair prisioneira de um índio de olhos dourados?

Fugir era o único pensamento claro na mente atordoada de Bridget enquanto Kinnahauk apertava os punhos com força e erguia os olhos para o céu que começava a escurecer.

Só podia ser um castigo dos Deuses!



Pronto, falei!

Esse livro é lindo! O mocinho é de deixar qualquer mulher sonhando acordada... um índio lindo, que faz tudo pela mocinha! Ela as vezes é meio boba, mas a história deles é linda. Este é o primeiro livro da série Cabo Hatteras, que por sinal é excelente! Super recomendado.

Vai uma espiadinha ai?

— Tenho pensando em você, Bridgetabbott. Muitas vezes, quando devia estar ouvindo o relato dos problemas de meu povo e tentando resolvê-los, meus pensamentos dispersavam como um bando de auhaum, que vocês chamam de gansos. Como isso poderia acontecer, sem que você me lançasse um encantamento, antes da minha partida? Isso nunca me aconteceu, antes. E me deixa muito intrigado, pois não consigo explicar o motivo.

Bridget nada disse. As palavras dele a tinham deixado mole e desorientada. Apertou os dedos nos braços, quando Kinnahauk inclinou-se e a segurou pelos ombros, fazendo com que se levantasse.

— Não quero me sentir assim, Bridgetabbott. Você é inimiga do meu povo. Só um homem fraco permite que o inimigo o distraia, e Kinnahauk não é um homem fraco. Ele tem de ser mais forte que dois homens, pois seu povo está dividido, mas todos precisam de um werowance.

— Eu nunca fui sua inimiga, Kinnahauk.  

O mocinho dos meus sonhos!




O mocinho dos meus sonhos interpretando o Kinnahauk é o ator americano Michael Spears.


Tim tim por tim tim! (Spoiler)

Bridget Abbott é uma jovem que vive em um pequeno povoado da Inglaterra com sua mãe, sendo ambas conhecedoras das ervas, plantas e porções medicinais. Sua vida muda de rumo quando sua mãe é assassinada pelo povo sob a acusação de ser uma bruxa e Bridget é aprisionada, marcada na testa com o símbolo da bruxaria e enviada para Newgate, a prisão de Londres. Lá ela recebe uma proposta de liberdade se aceitar ir morar nas colônias inglesas da América e casar-se com um fazendeiro. Vislumbrando uma esperança para o seu futuro, Bridget aceita a proposta e parte de navio para o novo continente, rumo a Albemarle na Carolina do Norte.

Sua jornada muda mais uma vez quando o navio está próximo da costa e bate em um banco de recifes fazendo com que ela seja jogada ao mar. A correnteza acaba por levá-la até a praia de Croatoan, uma ilha habitada pelos índios Hatorask, onde é encontrada por Kinnahauk, chefe da tribo.

Kinnahauk é um líder guerreiro que vive seus dias resolvendo os problemas de seu povo e buscando respostas para as inquietações que ele tem sobre a vida. Quando jovem ele teve uma visão de que sua futura esposa seria uma mulher vinda de uma terra distante e ele a reconheceria pela marca de fogo que ela teria na testa. Ele aguarda sua chegada por muito tempo e sempre a imagina como uma índia de alguma tribo vizinha, alguém como ele, do seu povo. Ao encontrar Bridget ele fica chocado ao ver a cicatriz que ela tem na testa indicando ser ela a sua prometida, pois Kinnahauk despreza os homens brancos e tudo o que eles representam, uma vez que seu pai e seu irmão morreram por causa dos brancos.

Movido pela honra apesar da decepção, ele a leva para sua aldeia onde ela é acolhida por seu povo e passa a viver entre eles. Mesmo sendo os sentimentos de Kinnahauk conflitantes, pois ao mesmo tempo em que a despreza, ele a deseja muito, o romance entre eles se desenvolve de uma maneira linda, enfrentando as diferenças culturais, intrigas, ciúme e muito mais.


Fique por dentro!

Croatoan: é uma tribo de índios americanos que habitou a costa da Carolina do Norte, além de também ser o nome de uma ilha da região. No livro o mocinho Kinnahauk é descrito como descendente de Manteo, que  na vida real foi um nativo croatoan que manteve estreitas relações de amizade com os ingleses durante a colonização, tendo inclusive viajado para a Inglaterra.

Cabo Hatteras: é uma península localizada na costa do Estados Unidos na Carolina do Norte. É conhecido como "cemitério do Atlântico" devido ao grande número de navios que ali naufragaram ou se perderam. O local é famoso também devido a história da colônia perdida de Roanoke, um assentamento de colonização inglês que misteriosamente desapareceu sem deixar vestígios. Não foram encontrados corpos, sinais de ataque ou batalha, a única pista sobre o desaparecimento dos quase 150 colonos foi a palavra Croatoan encontrada gravada em uma das paredes do forte construído no local, indicando que possivelmente as pessoas tenham se mudado para a ilha de Croatoan, porém até hoje o mistério não foi desvendado.

Feitiço branco: foi o primeiro romance histórico escrito pelas irmãs Dixie Browning e Mary Williamns que juntas utilizam o pseudônimo de Bronwyn Williams.
  
Raio X

Título: Feitiço branco
Título original: White witch
Autora: Bronwyn Williams
Publicação: Harlequin Books, 1988
Publicação no Brasil: Nova Cultural, 1990
Coleção: Clássicos da Literatura Romântica nº 26
Série: Cabo Hatteras, nº 1
Personagens: Kinnahauk e Bridget Abbott
Período - Local: 1681 - ilha de Croatoan na província de Carolina, América do Norte.
Assunto: mocinho índio, história norte americana, virgens, curandeira
Capa original:



Série Cabo Hatteras

1 - Feitiço Branco - Bronwyn Williams - CLR 26
2 - Anjo Apaixonado - Bronwyn Williams - CLR 124
3 - Mar de Desejo - Bronwyn Williams - CLR 130